Blog da família Coutinho, com origem em Sedielos - Peso da Régua, e hoje espalhada pelo mundo. Este será um meio de comunicação entre nós e os amigos. Publicaremos também alguns artigos de interesse geral, nomeadamente sobre o nosso querido Douro.
Segunda-feira, 9 de Janeiro de 2006
SEDIELOS

  00015tkc 

A freguesia de Sedielos é de segunda ordem e, apesar de lhe terem sido desanexadas algumas povoações para formar a vizinha e nova freguesia de Vinhós (em 1933), é ainda a maior e uma das mais importantes.

Conta 700 fogos, numa população de 2750 habitantes, espalhados pelos seguintes lugares: Sermanha, Corujeira, Pontão, Outeiro, Castanheira, Sobre-a-Fonte, Ameal, Sá, Devesa, Arrabalde, Igreja, Pedregal, Sete Fontes, Aldarete, Bouças, Quintã,  Carvalho, Cale, Passos, Ponte da Fraga e Ferraria. Possui, também belas e grandiosas quintas, entre elas a de Sá de Baixo, Finges, Paço da Serviçaria, etc. Confina ao norte com a freguesia de Vinhós, ao sul com a freguesia de Vila Marim e Cidadelhe, do concelho de Mesão Frio, a nascente com Moura Morta e a poente com a freguesia de Teixeiró, do concelho de Baião (Distrito do Porto).

Dista da sede do concelho, pela estrada da Rede, dezanove quilómetros, por Fontelas, quinze quilómetros, e por atalhos, doze quilómetros. A estação de caminho de ferro mais próxima é a da Rede, da qual dista catorze quilómetros. Do lado nascente, a freguesia debruça-se para o rio Sermanha, e a meio da encosta encontram-se vestígios de uma alcáçova.

«Quem subir pelo lugar de Passos», escreve Bandeira de Toro, «encontrar-se-á num planalto verdejante, onde sentirá a diferença da natureza do solo, que parece conjugar a sua rústica vegetação, sob uma atmosfera sadia e alegre. Do lado esquerdo, em pleno Marão, nasce a ribeira de Cajados (1), que vai desaguar no rio Sermanha, junto à Ponte Cavalar. Esta ponte liga a freguesia de Vila Marim (2), do concelho de Mesão Frio, com as freguesias de Moura Morta e de Sedielos, ficando um ângulo entre a ribeira de Cajados (1)  e o rio Sermanha. Um braço dessa ribeira, tal como um fio cristalino de prata, vai juntar-se às virtuosas águas de S. Tiago – as chamadas Águas Santas (3) – de que se contam muitas curas milagrosas por imersão. A sua exploração todavia encontra-se actualmente paralisada, por falta de iniciativa, parecendo-nos até que não foram analisadas».

A origem da palavra "Sedeelos", através da sua forma no séc. XVIII reflecte claramente um diminutivo plural de qualquer nome comum do léxico pré-histórico português; pelo dito diminutivo e pela mesma forma arcaica, o seu étimo parece radicar na forma latina "setanellu", sendo, se assim for, um topónimo de origem vegetal. Esta pode-se referir a uma espécie de nespereira, quer a certa variedade de alho ou cebola silvestre, aí abundantes nessa remota época.

Na antiga zona comum a Sedielos e Fontes, freguesia de Santa Marta de Penaguião (Vinhós já pertenceu a Sedielos até 1933), teve haveres Egas Moniz, que os obteve de Múnio Peres, em 1136, pela quantia de 300 maravedis (muito para a época). Em 1205, D. Sancho I, povoando as terras de Penaguião, organizou um pequeno município rudimentar em que o território aforado era bastante extenso, de uma e outra parte do Rio Sermanha, embora os historiadores ainda não tenham conseguido identificar exactamente todas as terras que o compunham. Em 1933, os limites setentrionais da freguesia de Sedielos eram os atribuídos, nesta parte, ao município rudimentar Fontes-Tabuadelo-Crastelo: «dividit ... cum Tavoadel de Jusao et cum Vinios (Vinhós) et cum Ferreirea (Ferraria) e cum Ermita (Ermida)».

Como atracções, Sedielos tem a Mesa dos Mouros, uma enorme pedra furada por uma espécie de óculo, ou clarabóia, que parece penetrar perpendicularmente no solo em que repousa. Não esquecer a Igreja Matriz, construída no lugar onde existia uma casa de campo das freiras de Monchique, no Porto (4), e Aldarete, de onde se vislumbra uma paisagem de cortar a respiração. Actualmente, devido ao esforço de alguns sedielenses de garra, a freguesia dispõe de um Centro de Dia, ATL e Jardim de Infância, um campo de futebol, e tem como uma das suas glórias o Grupo Desportivo e Recreativo da Ferraria.

(1) O povo de Sedielos diz "Queijados". Qual será a forma correcta?

(2) ... e Cidadelhe, acrescentamos nós.

(3) Esta informação não é correcta, porque o braço que se junta às Águas Santas é do rio Sermanha.

(4) No Convento de Monchique, que ainda hoje se vê lá para os lados de Massarelos, Camilo Castelo Branco situa a reclusão de Teresa, uma das personagens principais do seu romance (autobiográfico?) Amor de Perdição.

_______________________________________________

A família Coutinho dá as boas vindas a todos os leitores. Apesar da dispersão, esperamos que a nossa ligação à terra mãe e aos nossos familiares e amigos seja sempre mais forte. Quando puderem, não deixem de visitar Sedielos e deliciar-se com as belas paisagens, a boa comida e os bons vinhos do nosso Douro.

 

 



publicado por MSC às 02:33
link do post | comentar | favorito

20 comentários:
De Lídia a 29 de Outubro de 2009 às 12:44
Olá meus queridos primos

Cá está mais um(a) Coutinho que não é Coutinho?!, por lapso da Conservatória. A minha mãe era da Ferraria (Ana Coutinho Pereira), filha de David Coutinho Dias e irmã do pai dos "ilustres" Jorge e Fernando, comentadores deste post.

Não sei se o Autor deste blog será filho dos irmãos do meu avô (David Coutinho Dias) que tinha, pelo menos, um irmão residente em Sedielos (numa casa no caminho para a Ferraria, se bem me lembro).

Cumprimentos a todos,

Lídia


De Fernando Nogueira Dias a 10 de Dezembro de 2009 às 23:34
Olá, prima Lídia. Que bom encontrar-te aqui. Um beijo do Fernando Nogueira Dias.


De DIAS TITO a 9 de Agosto de 2011 às 21:38
Não confundam família Coutinho com a família Dias


De Anónimo a 19 de Novembro de 2011 às 21:11
Olá Tito,

Que bom que é te encontrar neste mundo virtual que nos permite viajar a todo lado e conectar com a toda a gente... O que um blog sobre a nossa terra faz! Encontrar primos, familiares e amigos.

Para todos um grande, grande abraço.

Regina Dias


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


posts recentes

NO SEIO DA MÃE SERRA

FELIZ NATAL PARA TODOS!

CÁ ESTAMOS DE NOVO

FELIZ NATAL!

EXEMPLO DE CIVISMO

INCÊNDIO EM SEDIELOS

MAIS FOTOS DA NEVE

DEBAIXO DE NEVE

"ENCONTRO FAMILIAR OS COU...

PASSEANDO PELO DOURO

arquivos

Junho 2013

Dezembro 2012

Julho 2012

Dezembro 2009

Outubro 2009

Abril 2009

Janeiro 2009

Agosto 2008

Maio 2008

Dezembro 2007

Outubro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Outubro 2006

Agosto 2006

Maio 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

tags

todas as tags

links
blogs SAPO
subscrever feeds